Testes de Alergia

Patch Test

O teste alérgico de contato é a forma de identificar e ter o diagnóstico da dermatite de contato. Através deste procedimento, é possível ter uma definição se existe uma resposta inflamatória da pele decorrente a exposição de substâncias externas.

A dermatite de contato pode ser característica do aparecimento do eczema em alguma parte do corpo em virtude de um agente externo. Assim, o Patch Test não é indicado para dermatite ou eczema de contato por ser um irritante primário, ou seja, quando não existem anticorpos, por isso, ela é ideal caso tenha eczema por irritação no local.

Prick Test

Este teste é capaz de detectar sensibilidade a inalantes como ácaros, gramíneas (pólens), fungos, epitélio de cão, epitélio de gato, penas e baratas. Pode detectar também sensibilidade a alimentos como leite e frações (alfa-lactoalbumina, beta-lactoglobulina e caseína), gema e clara de ovo, trigo, milho, amendoim, glúten, cacau, camarão, peixe, carne bovina, carne suína e carne de frango.

O teste pode ajudar no diagnóstico de prováveis desencadeantes das doenças alérgicas, como asma brônquica, rinite alérgica, conjuntivite alérgica e dermatite atópica.

Teste de Provocação Oral (TPO)

O Teste de Provocação Oral (TPO) é realizado para diagnóstico das alergias alimentares. Em geral, é indicado quando há dúvidas se determinado alimento ou medicamento causou alguma reação alérgica.

Inicialmente, considera-se a história dos sinais e sintomas desenvolvidos com o consumo do alimento ou medicamento e o exame físico durante a consulta médica. Dependendo do mecanismo da alergia, é possível realizar testes alérgicos na pele ou exames de sangue.

Por fim, quando há indicação da exclusão do alimento ou medicamento por um período de semanas até anos, a realização do TPO ou Teste de Enfrentamento é definitivo para diagnosticar a existência ou não da alergia suspeitada.

O Teste de Provocação Oral sempre deve ser programado pelo médico em conjunto com o paciente e/ou sua família. A segurança do paciente é um ponto fundamental para o planejamento do momento e local ideais para a realização do teste. Em alguns casos, é possível fazer o TPO em casa. Em outros, ele deve ocorrer dentro de uma unidade de saúde com material e equipe capacitada para atendimento de urgência, por exemplo clínicas especializadas e hospitais.

Imunoterapia

Além dos testes de alergia, a Labene realiza terapia das doenças alérgicas medidas por IgE com a Imunoterapia, que é a única terapia que colabora na dissensibilização dos pacientes, ajudando a diminuir de forma importante a incidência e frequência das crises alérgicas.

Imunoterapia são as ‘vacinas’ contra as alergias, realizadas para alergia respiratória e alergia a insetos.