Exame Auditivo

AUDIOMETRIA COMPLETA
Audiometria é um teste básico de avaliação audiológica que verifica todo o sistema auditivo. O exame, feito por indicação médica, é recomendado a pacientes com queixa de perda auditiva, tonturas, zumbidos, entre outros sintomas. É realizado em adultos e crianças.
Os exames tonal, vocal e imitanciometria visam avaliar a capacidade dos pacientes de ouvir sons. É importante a realização deste teste no período de alfabetização, pois ele detecta a perda auditiva, muitas vezes inapercebidas, mas que são uma das causas de baixo rendimento escolar.

EMISSÕES OTOACÚSTICAS
Em adultos, o exame pode ser solicitado para pesquisar as condições de funcionamento da orelha interna em pacientes com queixas relacionadas à audição, como dor, zumbido, irritação e hipoacusia (perda parcial ou total da audição). É realizado em adultos e crianças.

TESTE DA ORELHINHA
Também conhecido como exame de emissões otoacústicas evocadas, é o método mais moderno para constatar problemas auditivos nos recém-nascidos. Ele consiste na produção de um estímulo sonoro e na captação do seu retorno por meio de uma delicada sonda introduzida na orelhinha do nenê. É rápido, seguro e indolor. Feito somente em recém-nascidos.

POTENCIAL AUDITIVO DO TRONCO CEREBRAL (BERA)
Exame que avalia o sistema auditivo – verifica a integridade das vias auditivas da orelha interna até o córtex cerebral, e confere se há perda auditiva. É realizado em adultos e crianças. Trata-se de um método indolor e não invasivo.

VEMP CERVICAL
O Vemp Cervical (Potencial Evocado Miogênico Vestibular) é um exame complementar em avaliação otoneurológica de pacientes com queixas de tontura.

Avalia a função vestibular (equilíbrio) através da resposta muscular originada a partir de uma estimulação auditiva, em forma de cliques a partir de fones de ouvido. A resposta é captada na musculatura cervical na vigência de contração muscular. O exame não depende da resposta do paciente, é indolor e não causa desconforto como a tontura.

OTONEUROLÓGICO
Exame que avalia a função do labirinto (orelha interna). É indicado para pessoas com queixa de tontura, vertigem, desequilíbrio, hipoacusia (surdez), zumbidos, cefaleia e enxaqueca ou quando há suspeita de problema no labirinto. Realizado somente em adultos.

MANOBRA DE REPOSICIONAMENTO
Procedimento realizado em pacientes com diagnóstico de vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), uma alteração do labirinto. As partículas de carbonato de cálcio (cristais do labirinto) se deslocam e provocam tontura todas as vezes em que a pessoa se movimenta, especialmente ao se deitar e se levantar. O procedimento é simples e não invasivo, realizado em consultório.

REABILITAÇÃO VESTIBULAR
É um tratamento complementar, não invasivo, baseado em um grupo de exercícios personalizados (conforme necessidade do paciente). Em conjunto com uso de medicamentos quando indicados, modificações dos hábitos de vida e orientação alimentar, a reabilitação vestibular tem o objetivo de reduzir os sintomas de tontura e promover a recuperação do equilíbrio corporal.

PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL (PAC)
Avalia uma série de operações mentais que o indivíduo realiza ao lidar com informações recebidas via sentido da audição, ou seja, examina como o cérebro processa (analisa e interpreta) as informações que a pessoa escutou. É feito em adultos e crianças.

TREINAMENTO AUDITIVO
São exercícios específicos para estimular as habilidades auditivas, utilizando a neuroplasticidade do cérebro para melhorar o processamento auditivo e a capacidade de compreensão dos sons, especialmente em situações de maior complexidade, como uma conversa em ambiente ruidoso. É realizado em adultos e crianças.

Copyright 2013/2022 © LABENE CLÍNICA E VACINAS

WebMaster iCRIATIVAS | Hospedado com iCREATIVAS