Sarampo, caxumba e rubéola são doenças contagiosas comuns na infância.
SARAMPO: Doença infecciosa grave causada por um vírus que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o paciente tosse, fala, espirra ou respira próximo a outras pessoas. Os principais sintomas são: febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, além de mal-estar intenso. A única forma de prevenir o sarampo é com a vacina.
Caxumba: infecção viral aguda e contagiosa. Pode afetar qualquer tecido glandular e nervoso do corpo humano, mas é mais comum acometer as glândulas parótidas, que produzem saliva, ou as glândulas submandibular e sublingual, próximas à orelha. É uma doença de distribuição universal, de alta morbidade e baixa letalidade, apresentando-se de forma endêmica ou surtos. Os principais sintomas são: inchaço e dor nas glândulas salivares, que podem ser dos dois lados ou apenas de um deles; febre; dor de cabeça; fadiga e fraqueza; perda de apetite; dor ao mastigar e engolir. A vacinação é a única forma de prevenir a caxumba.
RUBELLA: doença aguda e altamente contagiosa. A infecção por rubéola na gravidez causa inúmeras complicações para a mãe, como aborto espontâneo e natimorto; e para recém-nascidos, como malformações congênitas (surdez, malformações cardíacas, lesões oculares e outras). Os principais sintomas da rubéola são: febre baixa; linfadenopatia retroauricular, occipital e cervical; exantema maculopapular.
A vacina tríplice viral é usada para prevenir sarampo, caxumba e rubéola, e é normalmente administrada a crianças com mais de 12 meses de idade. Durante o período de surtos, a vacina tríplice viral pode ser administrada a partir dos 6 meses de idade. A MMR é uma vacina bem tolerada e pouco reatogênica.
Copyright 2013/2022 © LABENE CLÍNICA E VACINAS
WebMaster iCRIATIVAS | Hospedado com iCREATIVAS