VARICELA (CATAPORA)

A catapora (catapora) é uma das doenças infantis comuns. Altamente contagiosa, é causada por um vírus e afeta principalmente crianças. Sua incidência é bem maior entre os meses de setembro e dezembro.

No quadro inicial da catapora, pode ocorrer febre moderada e diversos sintomas, como mal-estar, perda de apetite, dor de cabeça e dor de estômago. Aparecem manchas vermelhas no corpo e depois bolhas avermelhadas que evoluem rapidamente para pequenas pústulas e depois há a formação de crostas (escaras) após 3 ou 4 dias.

As manchas, bolhas, pústulas e crostas aparecem no curso da doença, sendo comum as crianças apresentarem todos esses tipos de lesões ao mesmo tempo. Há também a presença de coceira.

A varicela é transmitida de pessoa para pessoa, por contato direto ou por secreções respiratórias (transmissão aérea de partículas virais/aerossóis) e, raramente, por contato com lesões cutâneas. É transmitida indiretamente por objetos contaminados com secreções de vesículas e mucosas de pacientes infectados.

O período de transmissibilidade varia de 1 a 2 dias antes da erupção a 5 dias após o aparecimento do primeiro grupo de vesículas. Enquanto houver vesículas, a infecção é possível.

Em caso de suspeita de catapora em uma criança, é necessário consultar um médico para o diagnóstico, pois somente um profissional qualificado poderá indicar o tratamento e a medicação mais adequados.

Na maioria das vezes, não há indicação para o uso de qualquer medicamento, sendo o mais indicado realizar a limpeza correta da pele com água e sabão, que pode ser feita cuidadosamente durante o banho. As unhas da criança devem estar bem aparadas para evitar lesões nas bolhas, evitando o risco de novas infecções. Qualquer orientação, que não seja esta geral, deve ser dada pelo médico.

É importante ressaltar que apenas os casos graves são tratados com internação.

Casos identificados em creches ou escolas devem ser comunicados à Vigilância Epidemiológica para que esta oriente os pais e a escola ou creche sobre a melhor conduta a ser adotada.

Uma das formas de evitar a doença é por meio da vacina, disponível na rede pública e na rede privada. Esta doença ocorre apenas uma vez na vida. Portanto, quem já teve catapora não precisa ser vacinado.

A vacina contra varicela pode ser administrada a partir dos 9 meses de idade, se houver surto ou indicação médica. Mas, no calendário vacinal, recomenda-se a partir dos 12 meses de idade e a segunda dose aos 15 meses. Esta vacina também é indicada para adultos que não tiveram catapora. Estes devem receber duas doses da vacina, com intervalos que dependem da faixa etária.

+ informações

VARICELA (CATAPORA)

Copyright 2013/2022 © LABENE CLÍNICA E VACINAS

WebMaster iCRIATIVAS | Hospedado com iCREATIVAS