Fator Rhesus é uma proteína encontrada nos glóbulos vermelhos, reconhecida como Rh positivo ou Rh negativo. Ser positivo ou negativo para o fator Rh não afeta a saúde individual da pessoa.
Essa característica é transmitida geneticamente e pode ocorrer problemas durante a gravidez se o sangue da mãe Rh negativo entrar em contato com o sangue do feto Rh positivo, levando a uma incompatibilidade sanguínea.
Dessa forma, a mãe produzirá anticorpos anti-Rh contra as células vermelhas do bebê. Esses anticorpos alcançarão o sangue do bebê na gestação atual ou em gestações futuras, por meio da placenta, o que pode ocasionar a doença hemolítica do recém-nascido. As manifestações clínicas no bebê são anemia e icterícia em graus variados e, nas formas mais graves, pode levar a morte.
A forma de prevenir esses problemas é através da aplicação da imunoglobulina anti-RH (Rhophylac), que deve ter prescrição médica.
O Rhophylac atua na prevenção da imunização ao Rh (D) em mulheres Rh (D) negativas, e no tratamento de pessoas Rh (D) negativas após transfusões incompatíveis de sangue Rh (D) positivo ou outros produtos contendo células vermelhas do sangue.