ROTAVÍRUS HUMANO PENTAVALENTE

Rotavírus é um dos principais agentes virais causadores das doenças diarreicas agudas e uma das mais importantes causas de diarreia grave em crianças menores de cinco anos no mundo.

Pessoas de todas as idades são suscetíveis à infecção por rotavírus, porém, a manifestação clínica, é mais prevalente em crianças menores de cinco anos. Recém-nascidos normalmente têm infecções mais leves ou assintomáticas, provavelmente devido à amamentação e aos anticorpos maternos transferidos pela mãe.

Os sinais e sintomas clássicos do rotavírus – principalmente na faixa etária dos seis meses aos dois anos – são as ocorrências repentinas de vômitos. Na maior parte das vezes, também podem aparecer, junto com os vômitos: diarreia com aspecto aquoso, gorduroso e explosivo; febre alta.

A vacina contra rotavírus pentavalente auxilia na proteção da criança contra a gastroenterite causada pela infecção por rotavírus, que é transmitido por via fecal-oral, pelo contato direto entre as pessoas, por utensílios, brinquedos, água e alimentos contaminados.

O esquema vacinal consiste em 3 doses, a partir dos 2 meses de idade. A vacina rotavírus pentavalente é encontrada apenas na rede privada de saúde e protege contra 5 subtipos do vírus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageChange Image

Iniciar chat
1
Para mais informações, entre em contato conosco!