TRÍPLICE VIRAL (SARAMPO, CAXUMBA E RUBÉOLA)

O sarampo, a caxumba e a rubéola são doenças contagiosas, comuns na infância.

SARAMPO: doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Os principais sintomas são: febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, além de mal-estar intenso. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

CAXUMBA: infecção viral aguda e contagiosa. Pode atingir qualquer tecido glandular e nervoso do corpo humano, mas é mais comum afetar as glândulas parótidas, que produzem a saliva, ou as submandibulares e sublinguais, próximas ao ouvido. É uma doença de distribuição universal, de alta morbidade e baixa letalidade, aparecendo sob a forma endêmica ou surtos. Os principais sintomas são: inchaço e dor nas glândulas salivares, podendo ser em ambos os lados ou em apenas um deles; febre; dor de cabeça; fadiga e fraqueza; perda de apetite; dor ao mastigar e engolir. A vacinação é a única maneira de prevenir a caxumba.

RUBÉOLA: doença aguda e de alta contagiosidade. A infecção por rubéola na gravidez acarreta inúmeras complicações para a mãe, como aborto e natimorto; e para os recém-nascidos, como malformações congênitas (surdez, malformações cardíacas, lesões oculares e outras). Os principais sintomas da rubéola são: febre baixa; linfoadenopatia retro auricular, occipital e cervical; exantema máculo-papular.

A vacina tríplice viral é utilizada na prevenção do sarampo, caxumba e rubéola, sendo normalmente administrada em crianças acima de 12 meses de idade. Durante o período de ocorrência de surtos, a tríplice viral pode ser dada a partir dos 6 meses de idade. A tríplice viral é uma vacina bem tolerada e pouco reatogênica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageChange Image

Iniciar chat
1
Para mais informações, entre em contato conosco!