FEBRE AMARELA

Febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa.

A doença tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Os sintomas iniciais da febre amarela são: calafrios, início súbito de febre, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.

A maior parte das pessoas melhora após estes sintomas iniciais. Porém, cerca de 15% manifestam um breve período de horas a um dia sem sintomas e, então, desenvolvem uma forma mais grave da doença. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da febre amarela, especialmente para:

*Residentes, viajantes ou pessoas que se desloquem por uma zona endêmica;

*Viajantes que se dirigem a qualquer país onde for necessário, na entrada, um Certificado Internacional de Vacinação (dependendo do país de origem);

*Pessoas que manipulam material potencialmente infectado (exemplo: profissionais de laboratório).

A vacina contra a febre amarela é recomendada a partir dos 9 meses de idade até adultos. Para maiores de 60 anos de idade, somente com indicação médica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageChange Image

Iniciar chat
1
Para mais informações, entre em contato conosco!