ZIKA VÍRUS E MICROCEFALIA

ZIKA VIRUS E MICROCEFALIA

O Zika vírus é um vírus da mesma família do vírus da dengue e da febre amarela. Recebeu este nome porque foi isolado em 1947 na floresta Zika em Uganda.

A microcefalia é o nome dado quando a criança apresenta um perímetro cefálico abaixo do padrão das curvas apropriadas para idade e sexo. Um perímetro cefálico menor do que o estabelecido, de modo geral, indica um cérebro pequeno.

Crianças tem nascido com microcefalia e este fato parece estar associado à infecção por Zika Vírus adquirido pela mãe durante a gestação.

Ainda não existe uma comprovação de certeza desta associação, porém as evidências são muito fortes e, devido a isto, é de extrema importância que todos tomem as precauções adequadas para evitar a disseminação do Zika Vírus.

O quadro clínico da infecção pelo Zika Vírus é muito parecido com o que acontece com a Dengue – exantema máculo papular (manchas avermelhadas pelo corpo), febre baixa, dores nas articulações, dores musculares e vermelhidão nos olhos são os sintomas mais frequentes.

É importante que se acentue que somente a minoria das pessoas infectadas pelo Zika Virus apresentam algum sintoma. A grande maioria não apresenta sintoma algum. Daí a importância ainda maior na prevenção da transmissão da doença.

Não existe tratamento específico para controlar a doença. Normalmente ela é autolimitada, durando de 3 a 7 dias, e se os sintomas forem importantes é possível se fazer o uso de antitérmicos e analgésicos, semelhantes aos utilizados na Dengue.

Não existe vacina para esta doença, portanto a prevenção deve ser feita com a eliminação dos mosquitos transmissores.

Os transmissores do Zika Virus são os mesmos mosquitos que transmitem a Dengue portanto a eliminação dos ambientes propícios à sua proliferação é a melhor atitude preventiva possível.

Está também indicado o uso de repelentes e o uso de proteção mecânica como camisas de mangas compridas e calças compridas, nos locais onde possam existir os mosquitos.

Apesar da grande preocupação atual ser com as grávidas, todos devemos nos proteger e prevenir, uma vez que a transmissão se faz quando o mosquito sadio pica alguém com o vírus e depois repassa este vírus para outra pessoa. Portanto todos nós podemos ser reservatórios de vírus e talvez nem sabermos disto.

Reveja seu quintal, suas plantas, os brinquedos das crianças que estão expostos ao tempo. Qualquer acúmulo de água pode conter larvas do mosquito. Elimine tudo que é suspeito. Proteja-se, proteja sua família.

A doença pelo Zika Virus assim como a Dengue são doenças muito fáceis de serem evitadas, basta que cada um cuide da sua parte.

Já inspecionou seu quintal hoje?

 

 

 

 

 

×
Ola, o que podemos ajudar?