VACINAS – A GRANDE DESCOBERTA

   

Resultado de imagem para CIENTISTA IMAGENS

VACINAS – A GRANDE DESCOBERTA

A medicina tem tido um progresso constante, com a intenção de melhorar a qualidade de vida das pessoas e também prolongar sua expectativa de vida.

Se analisarmos os avanços vamos observar que provavelmente a primeira grande descoberta foram os antibióticos, cuja ação evitou e continua a evitar a morte de milhões de pessoas.

Podemos considerar que a segunda grande descoberta, pela sua importância, foram as vacinas, um método simples de evitar o aparecimento das doenças infecciosas, evitando desta maneira, em muitos casos, até o uso de antibióticos. Sem contar a proteção contra doenças altamente letais como a meningite.

As vacinas provocam a produção de anticorpos contra determinados vírus ou bactérias através da utilização de versões atenuadas ou mortas ou fragmentadas destes microrganismos.

Desta forma as vacinas funcionam porque nosso sistema de defesa (sistema imunológico) “lembra” do agente utilizado na vacina e quando o encontra novamente responde de forma mais rápida e mais eficaz, porque já está preparado para isto.

Este mesmo mecanismo explica por que as pessoas têm certas doenças apenas uma vez na vida. Porque o primeiro contato com determinados agentes infecciosos faz com que o organismo desenvolva uma defesa que fica na sua memória (semelhante ao da vacinação) e, quando em contato novamente com o mesmo agente,  esta defesa já está preparada e sua ação é imediata, impedindo o desenvolvimento daquela doença.

Um exemplo claro da eficiência da vacinação é o controle da paralisia infantil no Brasil. Esta doença se alastrou pelo mundo todo, causando danos irreversíveis nas crianças. Com uma simples gotinha, pela boca, foi possível controlar o aparecimento de novos casos na nossa população. Um método simples, porém com um poder de resolução enorme. Para quem não acredita na eficiência das vacinas, este deve servir como o melhor exemplo. Outro exemplo é a vacina contra a varíola. Também não ouvimos mais falar de varíola no Brasil.

Todos sabem que as crianças devem ser vacinadas para que fiquem com suas defesas prontas para evitar doenças. Porém poucos sabem que os adultos também devem ser vacinados contra uma série de doenças e que os adultos, assim como as crianças, tem um calendário próprio de vacinação.

Apesar de todos os dados técnicos sobre o assunto, frequentemente vemos via internet manifestações ou correntes contra a utilização das vacinas, com invencionices sem nenhum fundamento científico com intuito de convencer as pessoas a não fazer uso de determinadas vacinas. Se você receber algo parecido em seu e-mail ou Facebook e ficar em dúvida, antes de tomar alguma decisão converse com seu médico, ele saberá lhe orientar.

A vacinação é a maneira mais segura de se evitar determinadas doenças. A vacinação é um método seguro e rápido para proteger nossa saúde.

Na sua próxima consulta não deixe de perguntar ao seu médico quais vacinas você deve receber. Não perca a oportunidade de se proteger.

×
Ola, o que podemos ajudar?