VACINA CONTRA A DENGUE

VACINA CONTRA A DENGUE

Mosquito da dengue.

A Dengue é uma doença febril, aguda, tendo sua evolução imprevisível. Depois do período de incubação, que dura entre 4 e 10 dias entre a picada do mosquito e o início dos sintomas, a doença começa de forma brusca e no início se parece com uma síndrome gripal.

A incidência desta doença no Brasil continua sendo muito alta, mesmo nesta época de inverno. Segundo consta no Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde − Ministério da Saúde “em 2016, até o dia 11/06/2016, foram registrados 1.345.286 casos prováveis de dengue no país, sendo que a região Sudeste registrou o maior número de casos prováveis (806.495 casos; 59,9%) em relação ao total do país…”.

Os principais sintomas da dengue são: febre elevada, fortes dores de cabeça e nos olhos, além de dores musculares e nas articulações.

Uma forma efetiva de prevenção é o combate aos mosquitos – eliminando os criadouros de forma coletiva com participação comunitária. Porém tal controle não tem sido efetivo, o que tem permitido que os mosquitos ainda se procriem e a doença continue a afetar parte significante da população.

A Vacina contra a Dengue finalmente está chegando. Segundo previsão do laboratório produtor, a distribuição para as clínicas privadas de vacinação deve ocorrer nas próximas semanas.

Esta vacina protegerá contra 4 tipos de vírus da Dengue e está indicada para pessoas entre 9 e 45 anos de idade. O uso em idades diferentes das recomendadas no texto de bula deve ser discutido com o médico, que avaliará o risco/benefício da utilização da vacina.

É importante se destacar que esta vacina NÃO imuniza contra a Chicungunya e contra o Zika vírus. Ela é exclusiva contra a Dengue.

O esquema de vacinação aprovado consiste de três injeções a serem administradas em intervalos de seis meses. A vacina começa a fazer efeito a partir da primeira dose. No entanto, a eficácia só foi demonstrada após a aplicação das três doses.

Quem já teve Dengue pode tomar a vacina, porque existem no nosso meio 4 tipos mais comuns de vírus da Dengue, portanto se a pessoa já teve Dengue por um dos tipos, a vacina protegerá contra os outros três. A vacina foi aprovada tanto para pessoas que nunca tiveram Dengue  como para aquelas que já tiveram a doença.

Se a pessoa estiver com dengue não deve tomar a vacina, porque a vacina não trata a doença, apenas previne.

As grávidas não podem tomar a vacina. A vacina é de vírus vivo atenuado e contraindicada em grávidas.

Como o esquema de vacinação consiste de três doses que devem ser administradas em intervalos de seis meses, a proteção contra a doença será atingida após a administração do esquema completo de três doses, ou seja, um ano depois da administração da primeira dose.

Converse com seu médico, converse com a Labene, previna-se.

×
Ola, o que podemos ajudar?