Recomendações de vacinação contra sarampo e rubéola

A Coordenação Geral de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde vem refinando as ações das vigilâncias frente ao surgimento de casos importados no intuito de evitar as reintroduções virais no país.

Embora a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde recomendem a vacinação contra o sarampo e a rubéola para todas as pessoas que irão viajar para o exterior, ainda existem brasileiros não vacinados viajando para outros países, expondo-se ao risco de contrair essas doenças e contribuir para a reintrodução delas.

O Ministério da Saúde recomenda a imunização pelo menos 15 dias antes da viagem, conforme os calendários de vacinação da criança, adolescente e adulto para a proteção efetiva desses indivíduos. Especial atenção deve ser dada à vacinação contra o sarampo e a rubéola, recomendada para pessoas na faixa etária de 39 anos, se homem, e até 49 anos, no caso das mulheres (com exceção das gestantes).

A par desta recomendação do Ministério da Saúde, lembramos que este ano, em decorrência da Copa do Mundo, o Brasil receberá um grande fluxo de turistas vindos de toda parte do mundo, sendo estes turistas potencialmente portadores de doenças infecto contagiosas que podem ser prevenidas através da vacinação.

Portanto devemos dar uma atenção especial ao calendário vacinal e às recomendações vindas do Ministério da Saúde.
A LABENE Clínica e Vacinas coloca-se à disposição para qualquer orientação referente à vacinação.

×
Ola, o que podemos ajudar?