Número de casos de meningite preocupa em todo Estado de SP

Em São José do Rio Preto, Mogi das Cruzes, Votuporanga são algumas das cidades que apresentaram aumento significativo de casos de meningite, além de outros Estados do país que também mostram preocupação com o número de registros.

Existem vários agentes que podem causar meningite, entre eles vírus e bactérias. De maneira geral, os principais sinais e sintomas da meningite são febre alta, dor de cabeça e vômito. No caso da doença meningocócica, surgem também manchas avermelhadas pelo corpo. Infelizmente, a meningite ainda é uma doença bastante comum e que pode levar o doente a óbito ou a sérios danos no cérebro, deixando sequelas.

O tipo de tratamento depende do agente que causa a doença: vírus, bactéria, fungos, parasitas, entre outros. Nas meningites bacterianas é importante conhecer o tipo de bactéria envolvida de forma a possibilitar o tratamento correto.

As vacinas disponíveis para proteção contra a meningite são: Tetravalente (DTP+ Hib – Haemophilus Influenzae tipo B) ou Pentavalente (Tetravalente + Hepatite B) para crianças menores de quatro anos; Pneumo 10 (meningites e doenças graves causadas pelo pneumococo) e Meningo C (meningites e meningococcemias causadas pelo meningococo do tipo C) para crianças menores de 2 anos. As doses estão disponíveis em todos os postos de saúde e são aplicadas de acordo com o calendário vacinal.

O Ministério da Saúde orienta que para a prevenção é importante redobrar os cuidados com higiene e limpeza, além de procurar assistência médica com urgência sempre que houver algum sinal ou sintoma suspeito.

Fonte: http://gujsp.com.br/numero-de-casos-de-meningite-preocupa-em-todo-estado-de-sp/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ola, o que podemos ajudar?
Powered by