MEU BEBÊ TEM 4 MESES – E AGORA?

MEU BEBÊ TEM 4 MESES – E AGORA?

 

Seu bebê está crescendo e ganhando peso e agora, com 4 meses está mais durinho. Já consegue ficar apoiado nos braços levantando a cabeça com mais facilidade.

Começa a fase dele se encantar com os movimentos dos dedos e ficar observando. É hora também de colocar os dedos na boca.

A socialização torna-se mais nítida, com o bebê reagindo quando chamam o seu nome, já começa a ter preferência por determinados brinquedos, reage quando vê a mamadeira ou o peito.

Tem início também a vocalização e o bebê se diverte ouvindo os próprios barulhos. Surgem as primeiras gargalhadas

Apesar de ele já estar grandinho a recomendação é que se mantenha ainda somente a amamentação com leite materno, ainda é cedo para qualquer aventura com alimentos sólidos. É nesta fase que as mães começam a se organizar para retornar ao trabalho o que acaba atrapalhando a amamentação. Peça orientação ao seu pediatra antes de mudar o hábito de alimentação do seu bebê.

Neste período começam a aparecer as primeiras palavras como “da-da”, “ma-ma”, porém o bebê ainda não consegue ligar estas palavrinhas a pessoas ou objetos.

Progressivamente a comunicação entre você e seu bebê aumenta. Ele responde aos seus estímulos com movimentos do corpo e com expressões faciais. É muito importante que você estimule seu bebê continuamente de forma que ele comece a perceber que você o entende. Converse muito com seu bebê isto fará com que ele tenha um desenvolvimento melhor.

Sempre que possível estimule para que ele se movimente, é uma fase boa para sair para passeios com o carrinho deixando o bebê sentadinho para observar tudo que está a sua volta.

Nesta fase, quando o bebê está deitado fica movimentando as pernas como se desse pontapés, que é um preparo das pernas para caminhar.

Quando colocado suspenso na horizontal, com a barriga para baixo, o bebê fará a extensão da cabeça e do tronco. Isto é um reflexo que vai se tornando mais forte até os 6 meses.

Nunca se esqueça que cada bebê se desenvolve de uma maneira seguindo seu próprio ritmo, estas são referências de uma etapa que seu bebê deverá alcançar ou agora ou em pouco tempo.

Aos quatro meses existem vacinas que devem ser aplicadas. As que são habitualmente aplicadas nesta idade são as vacinas Pentavalente, Rotavirus, Pneumocócica e Meningite ACWY ou Meningite C, preconizadas pela Sociedade Brasileira de Imunização e pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

Lembre-se a vacinação é o meio mais seguro de se evitar uma série de doenças. Na dúvida sempre consulte o pediatra.

×
Ola, o que podemos ajudar?