MEU BEBÊ TEM 2 MESES – E AGORA?

MEU BEBÊ TEM 2 MESES – E AGORA?                                                                                                                    

Resultado de imagem para bebe 2 meses fotosAgora começa uma nova fase, toda atenção que você der receberá como compensação lindos sorrisos que vão te emocionar e fazer você esquecer as noites mal dormidas.

Nesta idade o bebê consegue dormir períodos um pouco maiores à noite, porém ainda interage pouco e dorme em torno de 15 horas por dia.

O interesse por desenhos com padrões e formas mais complexas começam a atrair a atenção e começa a necessidade de observar e tocar mais objetos. Torna-se interessante o bebê ter brinquedos de plástico e macios. Os movimentos começam a ficar um pouco mais coordenados e tem início a capacidade de pegar objetos.

Cada bebê se desenvolve de uma maneira seguindo seu próprio ritmo, estas são referências de uma etapa que seu bebê deverá alcançar ou agora ou em pouco tempo.

No caso dos bebes prematuros, o tempo para o desenvolvimento deve ser um pouco maior e é por isso que os pediatras usam duas idades para os prematuros. Uma é a idade cronológica que é aquela calculada pela data do nascimento e a outra é a idade corrigida, que é calculada como se o bebê tivesse nascido quando a gestação completaria 40 semanas.

Então, para que você tenha uma referência melhor para o acompanhamento do seu bebê você deve utilizar a idade corrigida e não a cronológica.

É indispensável que a avaliação do desenvolvimento do bebê seja feita por pediatra, porém aos 2 meses é comum o bebê:

  • Sustentar a cabeça;
  • Manter a cabeça, o pescoço e a parte superior do peito, apoiando-se nos antebraços durante uns segundos;
  • Responder com um sorriso e demonstrar satisfação mexendo as pernas e braços se falarem com ele ou fizerem carinho;
  • Emitir sons e gesticular.

É muito importante que o bebê seja estimulado com objetos, figuras coloridas, móbiles, etc. Olhar diretamente para os olhos do bebê em curta distância, sorrir, fazer careta, cantar, conversar com o bebê, repetir os sons que ele faz, são estímulos importantes para que o seu bebê tenha uma melhor desenvolvimento.

Massagear a pele do bebê, deitar o bebê de costas e fazer movimentos como os braços para cima e para baixo também são estímulos importantes.

Aos dois meses de idade o ideal é que a alimentação seja exclusivamente o leite materno, pois o leite materno funciona como uma vacina, protegendo o bebê de diversas infecções. Quando amamentado pela mãe o bebê não necessita complementação com água, uma vez que o leite materno fornece toda hidratação que o bebê necessita.

Em geral os bebês com 2 meses costumam ganhar 750 g de peso por mês. Se o seu estiver muito distante desta média você deve conversar com o pediatra.

Aos 2 meses já tem início o programa de vacinação para evitar o aparecimento de doenças que podem ser prevenidas com as vacinas.

×
Ola, o que podemos ajudar?