LÍNGUA PRESA EM BEBÊS

 

LÍNGUA PRESA EM BEBÊS

 

Essa anomalia, conhecida no mundo científico como Anquiloglossia, está presente em muitos bebês e poderá limitar as funções de sucção, mastigação, deglutição e ainda prejudicar o desenvolvimento da fala e arcos dentários.

Muitas mães relatam dor ao amamentar uma vez que o bebê com essa anomalia não tem a ajuda da língua para a “Pega Correta” e acaba pressionando os lábios contra os mamilos. Esse desconforto muitas vezes é responsável pelo Desmame Precoce.

Nem sempre há consenso entre Otorrinolaringologistas, Odontopediatras e Fonoaudiólogos quanto à indicação, momento adequado e tipo de intervenção cirúrgica, no entanto, uma Revisão de Literatura publicada pela revista Paulista de Pediatria em junho de 2017, sugeriu concordância entre autores acerca dos efeitos negativos da Anquiloglossia sobre o Crescimento e Desenvolvimento Craniofacial.

A relevância dessa anomalia nos levou ao benefício da Lei nº13002/2014 que obriga a aplicação do Protocolo de Avaliação do Frênulo Lingual em Bebês nas Maternidades e Hospitais Públicos e Particulares conhecido como o “Teste da Linguinha”.

Com a aprovação dessa lei, Profissionais habilitados podem atuar logo após o nascimento avaliando função, posição da língua, sucção, deglutição e a eficiência da Pega durante Amamentação auxiliando no Diagnóstico que sugere ou não indicação de uma intervenção precoce.

 

Esse procedimento tem como principal objetivo a prevenção de intercorrências que dificultam o Aleitamento Materno diminuindo assim a indução ao Desmame Precoce.

A intervenção cirúrgica é segura, eficaz e pode ser feita em Consultório Odontológico por um Dentista Habilitado em Atendimento Odontopediátrico.

Imediatamente após o procedimento, o bebê é levado à amamentação. Os relatos das mães são motivadores.

A correção cirúrgica efetuada em recém-nascidos é menos traumática e ainda, quanto mais cedo a anomalia for corrigida, mais cedo também será possível alcançar os benefícios de uma amamentação tranquila e saudável.

Artigo escrito pela Dra. Cibele Cesar Knoll – Odontopediatra – MULTICLÍNICA – Rua Julio Cesar, 210.

A partir de 15 de agosto de 2017 a Dra. Cibele estará atuando junto com a Labene Clínica e Vacinas, no novo endereço à Rua Crescêncio da Silveira Pupo, 75.

×
Ola, o que podemos ajudar?