GRIPE – PREVENIR É A SOLUÇÃO

A gripe é causada por um vírus chamado de vírus Influenza e provoca um quadro onde ocorre febre alta, dores pelo corpo e frequentemente deixa o indivíduo muito debilitado, necessitando muitas vezes ficar acamado.

A recuperação completa pode durar até uma semana e pode complicar com pneumonia e em alguns casos pode levar à morte.

A gripe é diferente do resfriado comum, que é causado por outros agentes, e o quadro, apesar de apresentar sintomas parecidos, é muito menos intenso e com duração mais curta.

A transmissão da gripe ocorre através de gotículas de secreção que são expelidas no ar pela tosse, espirro, ou mesmo uma simples conversa com alguém infectado. O vírus que está suspenso no ar penetra no organismo através das vias respiratórias.

Uma vez no organismo, estes vírus penetram nas células onde se multiplicam formando milhares de novos vírus.

Os antigripais não previnem nem curam a gripe. Eles podem, em alguns casos, diminuir a sintomatologia, porém dependendo da intensidade do quadro, podem não ter resposta adequada.

O meio mais eficaz de se prevenir contra a gripe é a vacinação, que tem uma eficácia de próximo de 90% e que deve ser feita na época correta. Esta vacina vem sendo utilizada no mundo todo, é muito segura e provoca poucos efeitos colaterais, portanto a vacinação é largamente indicada.

A Vacina contra gripe é uma vacina inativada e fracionada, o que significa que os vírus estão mortos e replicados, não podendo se reproduzir dentro do organismo das pessoas vacinadas; no entanto, produzem uma resposta imunológica protetora muito eficaz. Desta forma, a vacina contra a gripe nunca desencadeia a gripe. É impossível alguém ficar gripado por causa da vacina.

A vacina contra gripe protege da gripe, porém, não protege dos resfriados e de outras infecções que também ocorrem no inverno e tem sintomatologia semelhante. Devemos estar atentos ao fato de que cerca de 10% dos indivíduos vacinados podem ter gripe, porém, de uma forma mais branda.

Todas as pessoas com mais de 6 meses de idade podem ser vacinadas, principalmente as pessoas que apresentem alguma doença debilitante como os portadores de doenças cardíacas, doenças pulmonares, diabéticos, AIDS, doenças renais crônicas.

Incluem-se também no grupo preferencial as gestantes depois do 3º mês de gestação, e os profissionais de saúde.

A gripe é altamente contagiosa. Uma pessoa contaminada pode disseminar a doença para dezenas de outras pessoas.

Proteja-se. Em caso de dúvidas converse com o seu médico ou converse com um profissional da Labene.

A LABENE sempre está atenta para oferecer o que há de melhor.

 

×
Ola, o que podemos ajudar?