AVC – DERRAME CEREBRAL

AVC – DERRAME CEREBRAL

O acidente vascular cerebral (AVC), comumente chamado de derrame cerebral, acontece quando o fornecimento de sangue para uma determinada área do cérebro é interrompido e as células ou morrem ou sofrem danos.

Esta é uma doença que tem um grande efeito letal, sendo que aproximadamente 6 milhões de pessoas morrem por ano, no mundo todo, por causa deste mal, e cerca de 16 milhões de pessoas ficam com alguma sequela da doença.

Por causa da grande importância destes fatos, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Academia Brasileira de Neurologia (ABNeuro) no dia 29/10/2015, Dia Mundial do AVC, lançaram alerta que visa reduzir a incidência e as sequelas desse transtorno grave.

Neste dia foi colocado no ar um site com informações sobre a doença, validadas por especialistas do assunto. www.avc.cfm.org.br 

Ressaltam os especialistas a necessidade de atendimento médico o mais rápido possível, após o aparecimento dos primeiros sintomas.

A população é orientada para saber se alguém está sofrendo um AVC (Acidente Vascular Cerebral). É simples, prático e rápido.

É preciso pedir que a pessoa sorria, levante os dois braços e diga uma frase simples. Caso o sorriso fique torto, um dos braços caia e ela não consiga repetir a frase, não necessariamente os três sintomas, provavelmente esta pessoa está sofrendo um AVC e deve ser encaminhada imediatamente para um hospital.

O CFM e a ABNeuro alertam que o paciente deve ser avaliado de forma bem precoce e receber tratamento em até quatro horas e meia para que as sequelas sejam menores.

Portanto, é muito importante que as pessoas saibam destas informações. Quanto mais estas informações forem divulgadas maiores chances terão as pessoas que estiverem iniciando esta doença, inclusive um de nós.

Acesse e divulgue o site oficial da campanha: www.avc.cfm.org.br

A Labene Clínica e Vacinas está sempre atenta para os problemas de saúde.

×
Ola, o que podemos ajudar?